terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Brasileiros Criativos.

Como parte das comemorações dos 60 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), foi realizada ontem, 2 de dezembro, a cerimônia de premiação dos vencedores do 3º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural, na sede da empresa, em Belo Horizonte. O concurso, que acontece desde 2006, tem patrocínio do Banco do Brasil (BB), e é aberto a todos os agricultores e pecuaristas do Estado de Minas Gerais.

Dos 120 projetos inscritos em 2008 e após passar por algumas triagens, cinco foram classificados e premiados. o vencedor do concurso foi o produtor José Alves da Fonseca, do município de Mateus Leme, no Centro-oeste mineiro. Assistido pelo extensionista Afrânio Otávio Nogueira, José Alves foi premiado com o projeto Rebobinador Caseiro de Fita Gotejadora. O equipamento facilita a montagem e a desmontagem de sistemas de irrigação de gotejamento, com enrolamento e desenrolamento de fitas gotejadoras (feita de mangueiras ou tubos), o que evita danificá-las.


Produtores mineiros recebem prêmios do Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural: Da esquerda para a direita, o agricultor premiado em 1º lugar, José Alves da Fonseca, o gerente do Banco do Brasil, Carlos Geovane R.Queiroz, o presidente da Emater-MG José Silva e o xtensionista reponsável pelo projeto Afrânio Otávio Nogueir
Créditos: Edna Souza e Alexandre SouzaAlém de um troféu, o agricultor ganhou um computador completo, uma impressora, uma televisão de tela plana e um aparelho de DVD. Fonseca não escondeu a felicidade por ter conquistado o 1° lugar. "Fiquei muito feliz por ter sido vencedor. A gente sempre espera vencer, mas eu fiquei realmente surpreso por ter ganhado", disse. Para ele, o prêmio é um incentivo a todos os produtores rurais, além de ter impacto na vida de outras pessoas. "O projeto que desenvolvi pode valorizar e melhorar a vida do homem do campo, que merece essa valorização. Temos que tentar melhorar sempre", argumentou José Alves.

O 2º colocado foi Eterno Donizete de Souza, do município de Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro, com o projeto Bomba de Água com Bicicleta, que facilita a retirada da água de uma cisterna de 21 metros de profundidade, utilizada para consumo da família e dos animais da propriedade. Ao 2º lugar foram entregues uma televisão de tela plana, um refrigerador e um aparelho de DVD. O técnico responsável foi o extensionista João Paulo Aguiar.

Francisco de Assis Souza, do município de Dom Joaquim, na região Central do Estado, conquistou o 3º lugar. O agricultor construiu uma prensa apuradora de cera de abelhas, que facilita o processo de depuração do produto, evitando a solidificação de resíduos e imprimindo maior eficiência e rapidez no processo. Premiado com uma televisão de tela plana e um refrigerador, Assis afirma que se sentiu reconhecido. "Foi uma surpresa eu ganhar. Me sinto valorizado, e o melhor é que fiz uma coisa de valor para mim, mas que poderá ser utilizado por outras pessoas", comemorou ao lado do extensionista Vanilton Alves, que o assistiu.

A lista dos premiados se completa com os agricultores José Lourenço, de Capitólio, que conquistou o 4º lugar com o projeto Pedalando e Iluminando, e Manoel Aparecido de Souza, do município de Jaíba, que assegurou o 5º lugar na lista dos contemplados, com a Roçadeira Mecânica Manual. Os técnicos responsáveis foram respectivamente, Patrícia Regina Domingos e Luiz Antônio do Nascimento.


Produtores mineiros recebem prêmios do Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural: O 3º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural faz parte das comemorações dos 60 anos da Emater-MG
Créditos: DivulgaçãoA comissão julgadora da premiação do Criatividade Rural 2008 foi formada por profissionais de comprovado conhecimento nos diversos setores da atividade agropecuária, selecionados em instituições do setor, como Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Entre os critérios de julgamento, foram considerados os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais, além da viabilidade de execução dos projetos, e do quesito criatividade.

Segundo o gerente de mercado e agronegócio do Banco do Brasil, Carlos Geovane Rodrigues Queiroz, "o prêmio estimula a criatividade do produtor, que por meio de coisas que parecem simples, pode ter uma idéia capaz de revolucionar toda a sua produção." Durante o evento, o gerente garantiu a participação do Banco do Brasil na premiação do próximo ano, apoiando o agronegócio e reconhecendo os bons resultados do Estado no segmento.

Ao final da cerimônia, o presidente da Emater-MG, José Silva, declarou que "o prêmio foi uma maneira muito simples de mostrar na prática, que criatividade e inovação não são complicadas, e não estão restritas só aos que possuem uma formação acadêmica". Para o presidente da Emater-MG, "o Criatividade Rural resgata valores e a simplicidade da vida".

FONTE

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Telefone: (31) 3349-8021

Nenhum comentário: