quarta-feira, 22 de julho de 2009

CIMENTO MADEIRA - MARAVILHA!!!

Fiquei muito contente com esta notícia, que com a simples mistura de serragem com cimento e uma cola especial poderemos substituir a madeira... e com isto não precisaremos mais derrubar tantas árvores....

Duro e liso, o composto pode ser usado até como piso. Pesquisador estuda árvores amazônicas como matéria-prima.
Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em Manaus

Uma tábua dura, impermeável e resistente aos cupins está sendo pesquisada pelo Inpa (Instituto nacional de Pesquisas da Amazônia) como uma boa alternativa para substituir a madeira em algumas etapas da construção civil e até mesmo na fabricação de móveis.

Conhecido como "cimento madeira", o composto é feito de serragem, cimento e uma cola especial. Liso e muito duro, o material lembra cerâmica e pode ser usado até mesmo como piso, de tão resistente.

Composto é resistente à água e ao ataque de cupins. Para pesquisador do Inpa, árvores amazônicas de crescimento rápido, como o pau-de-balsa e o paricá, podem ser plantadas para servir de matéria-prima na mistura. (Foto: Iberê Thenório/Globo Amazônia)
Segundo Fernando Almeida, pesquisador do instituto, a tecnologia para a fabricação do composto já era conhecida, mas até agora ninguém havia tentado fabricá-lo com madeiras amazônicas. “Temos um projeto com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para estudar seis árvores de crescimento rápido, como o paricá, para a geração de serragem. O pau-de-balsa, por exemplo, pode chegar a 12 metros de altura em um ano”, afirma o pesquisador.

Um comentário:

ARQ. GABRIEL ENGRACIA disse...

Prezados amigos,
Seu blog foi contemplado com o selo internacional COMPROMETIDOS, recebido através do Fusca Brasil. Busque o selo no blog http://treesforever.blogspot.com/
e indique outros blogs que considere dignos do prêmio.
Abraço!
GABRIEL